Cabelos Loiros

O que é Estrela de Oswald?

O que é Estrela de Oswald?

Na hora de tratar os seus cabelos com os melhores produtos do mercado, é preciso identificar se os mesmos estão danificados, porosos ou ressecados. As fibras capilares sofrem devido aos procedimentos químicos realizados constantemente, como, por exemplo, a descoloração e a tintura. Para deixar os fios menos fracos e sensíveis, os profissionais dos salões de beleza possuem em mente a Estrela de Oswald, que se trata de uma tabela de colorimetria, sabendo exatamente como os fios se comportam, evitando assim problemas mais severos ou sequer aceitando realizar o que o cliente quer.

Você sabe o que é a Estrela de Oswald?

A Estrela de Oswald, como dito acima, é uma tabela de colorimetria, que indica os tons que os cabelos possuem e os reflexos obtidos através do clareamento ou do escurecimento. A tabela em questão deve ser sempre levada em consideração na hora de modificar a cor dos seus cabelos, para não provocar resultados indesejados, contrários ao almejado. Um cabelo preto, por exemplo, é formado por pigmentos vermelhos, azuis e alaranjados, que, quando misturados, resultam na cor preta. Uma descoloração realizada com água oxigenada 40 volumes é capaz de abrir no máximo quatro tons, ou seja, faz chegar ao castanho claro.

Estrela de Oswald e a colorimetria

O que é Estrela de Oswald?

Os cabelos pretos chegam ao castanho claro com reflexos alaranjados, fazendo os seus cabelos ficarem ruivos, pois o clareamento não consegue remover toda a pigmentação, além de danificar fortemente as fibras capilares. Então, para ter cabelos castanhos claros, sem reflexos, de acordo com a Estrela de Oswald, você precisa usar um matizador de cor oposta ao laranja, que no caso é o azul. Quando os cabelos pretos não são naturais, mas sim tingidos, é preciso remover a química antes através da decapagem, pois aí o clareamento não chega até quatro tons, como promete a volumagem número 40 da água oxigenada.

Já no caso dos cabelos loiros escuros, quando os mesmos recebem um clareamento de quatro tons, o objetivo é chegar ao loiro claríssimo, com nuances acinzentadas ou beges, mas os fios recebem reflexos amarelados. É que as madeixas loiras, diferentemente das castanhas, são formadas por outros pigmentos, os alaranjados e os amarelados. Por isso, precisam ser matizadas com a cor oposta, que neste caso é o violeta. É uma solução para tirar o aspecto de gema de ovo dos cabelos sem aplicar novas químicas, pois o matizador pode ser encontrado em forma de máscara de tratamento ou condicionador com enxágue.

Na hora de escurecer os cabelos, a Estrela de Oswald também deve ser levada em consideração, pois os reflexos indesejados também são revelados. No caso dos cabelos, de qualquer tom, que são escurecidos para nuances que são castanhas, a tendência é alcançar reflexos vermelhos, que podem ser matizados com a cor verde. Já no caso dos cabelos loiros, é preciso ter cuidado para não matizar fios que não precisam de matização ou deixar o produto durante muito tempo nas madeixas. Um matizador violeta pode deixar os cabelos literalmente roxos quando não é usado corretamente. A cor sai aos poucos com shampoo.

No caso dos tonalizantes, chamados de mix corretores, a tabela de colorimetria pode ainda ser utilizada de outra forma. As mulheres com cabelos ruivos, azuis ou rosas, por exemplo, sofrem com o rápido desbotamento da cor que aplicaram, então, aplicando o produto da mesma cor do cabelo, a tendência é avivar a coloração, ou seja, os fios alaranjados ficam ainda mais alaranjados quando recebem o produto da mesma cor. O matizador azul, por sua vez, pode ajudar a avivar os cabelos azuis, assim como o violeta com os cabelos roxos. Só vale lembrar que alguns tonalizantes possuem amônia, ao passo que outros são shampoos.

Sobre Bella

Bella está aqui para cuidar de seus cabelos e te ajudar a tirar todas as suas dúvidas capilares. Pergunte para Bella e tenha um post dedicado à você. [email protected]

VER + DICAS
Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cabelos Loiros

More in Cabelos Loiros

Melhores tintas para platinar

Lucy Viana19 de junho de 2017

Como chegar no Loiro Pérola?

Lucy Viana9 de Maio de 2017

Clarear com pó descolorante Igora

Lucy Viana30 de Janeiro de 2017

Como matizar o cabelo com tinta azul

Lucy Viana25 de Janeiro de 2017

Igora 022 como usar ?

Lucy Viana12 de Janeiro de 2017

Shampoo Color Freeze Silver

Kemilly Bertini19 de julho de 2016

FIBREPLEX clareamento sem quebrar os cabelos

admin11 de Maio de 2016

Ultimate blonde – matizadores para loiras

Bella18 de novembro de 2015

Opal Hair – nova tendência em coloração

Bella13 de outubro de 2015
Produtos para Cabelos Em Oferta. Progressivas 20% OFF!
CONFIRA

RECEBA OFERTAS

DESCONTOS e BRINDES pra você!
QUERO MUITO