Dicas pós descoloração – Fios saudáveis já!

Dicas pós descoloração – Salve seus fios.

Dicas pós descoloração
Dicas pós descoloração – Fios saudáveis já!

Hoje em dia é bastante comum ver as pessoas frequentando constantemente os salões de beleza buscando uma mudança em seu visual. Algumas pessoas inclusive encontram na descoloração dos seus fios essa mudança tão procurada, sendo que na grande maioria das vezes esse processo não muda somente a coloração do cabelo mas também o estilo da pessoa como um todo. Promover a mudança de cor dos cabelos é um processo que atrai muitos adeptos, no entanto, por ser considerado agressivo, demanda certos cuidados e dicas pós descoloração que são essências para manter seus cabelos bonitos e saudáveis.

Pensando na melhor maneira de ajudar você a manter seus cabelos saudáveis e com uma boa aparência, trouxemos algumas dicas pós descoloração que serão muito úteis. Mas antes vamos entender um pouco mais sobre o que é e como ocorre esse processo de descoloração dos fios.

O que é a descloração de cabelos?

O processo de descoloração nada mais é do que o mecanismo de retirada da pigmentação do fio capilar. Geralmente esse procedimento se dá em associação a dois produtos principais que são o liquido oxidante e também o pó descolorante.

O oxidante possibilita a abertura das cutículas capilares para que assim o segundo produto, ou seja, o pó descolorante possa agir sobre o fio extraindo a sua pigmentação. Alguns descolorantes que derivam da amônia apresentam uma ação menos agressiva aos cabelos. Qualquer cor de cabelo pode sofrer descoloração, mas é importante que você saiba que quanto mais escurecido for o cabelo mais tempo de ação terá o produto nessa região e consequentemente maior será a agressão sobre os fios de cabelo.

Nomes dados ao processo de descoloração

Além de bem conhecido por esse nome, o processo de descoloração dos fios também pode ser encontrado com outros nomes dependendo da região onde você se encontra. Geralmente os principais nomes que esse procedimento recebe são:

  1. Decapagem;
  2. Despigmentação;
  3. Desbotamento capilar;
  4. Clareamento de fios.

Como é realizada a descoloração dos fios capilares

O processo de descoloração poderá ser realizado tanto no cabelo em sua totalidade ou apenas em algumas partes dele, como é feito nas luzes. Neste último caso geralmente se utiliza uma espécie de touca laminada com pequenos furos por onde passarão os fios que serão descoloridos.

O profissional então aplicará o produto de descoloração e deixará agir sobre os fios. Depois de algum tempo é só retirar o produto com a lavagem dos cabelos e partir para o penteado que você deseja fazer em suas madeixas, não esquecendo das dicas pós descoloração.

É possível fazer a descoloração em casa?

Existem algumas pessoas que até adquirem o material necessário para efetuar a descoloração dos fios em sua própria residência, no entanto esta conduta não é recomendada pelos especialistas tendo em vista que é um processo bastante agressivo e que pode danificar seriamente os cabelos se não for aplicado corretamente, sem contar que você ainda corre o risco de não atingir os resultados almejados.

Dicas pré descoloração capilar

Para que os cabelos possam receber os produtos que são utilizados no processo de descoloração é preciso que ele seja bem avaliado, onde deve-se procurar saber se os fios já receberam alguma química antes e qual o tipo, verificar a elasticidade bem com a resistência capilar, sem contar a porosidade que também deve ser analisada.

Alguns especialistas inclusive recomendam fazer alguns tratamentos específicos dias antes de iniciar o processo de descoloração capilar, como uma cauterização por exemplo.

Dicas pós descoloração e cuidados

Geralmente após o processo de descoloração, os fios capilares ficam muito fragilizados. Portanto recomenda-se fazer os mesmos procedimentos que você executou antes mesmo de fazer a descoloração dos cabelos como a cauterização e a hidratação por exemplo, pois eles vão restaurar os seus fios deixando-os mais fortes e resistentes novamente.

Para que você possa manter a coloração dos seus cabelos é preciso algumas dicas pós descoloração, procure evitar muita exposição ao sol, ao sal e também ao cloro. Para ajudar nesse aspecto também recomenda-se a utilização de shampoos matizadores que impedem com que os cabelos fiquem com uma coloração amarelada ou esverdeada.

Para manter fechada as cutículas dos fios que sofreram a descoloração indica-se a utilização de condicionadores ácidos pois eles vão equilibrar o pH dos cabelos proporcionando dessa forma uma textura mais forte e impedindo que ocorra a porosidade dos fios capilares. Se você acabou de descolorir os cabelos e já quer partir para um outro tratamento de estética capilar recomenda-se que você não faça isso. Procure dar um intervalo para que seus cabelos possa descansar e assim se mostrar mais saudáveis.
Geralmente esse tempo pode estar variando de uma semana até 15 dias. Mas caso os seus fios capilares estejam muito danificados em função da descoloração o recomendado é que você espere mais tempo.

Dicas pós descoloração – Fios saudáveis já!
Rate this post

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password