Cabelos Danificados

O que é porosidade?

O que é porosidade?
Acesse Nossa Loja

Como acontece a porosidade no cabelo?

Como cuidar e tratar da porosidade

O que é porosidade?

A estrutura de um fio de cabelo é formada pelo córtex, pela cutícula e pela medula. Quando você faz escova progressiva, descoloração ou tintura, as escamas da cutícula precisam se abrir para que os procedimentos químicos possam penetrar e se fixar em cada um dos fios. Contudo, após a finalização do processo, as escamas da cutícula ficam permanente abertas, já que as mesmas não se fecham sozinhas, sendo necessário você realizar um tratamento de selagem capilar para evitar isso. Enquanto as cutículas não estão seladas, as fibras capilares perdem água e nutrientes, causando dano, porosidade e ressecamento aos seus cabelos.

Mas, o que é porosidade? Basicamente, quando os seus cabelos são processados quimicamente, a cutícula, que fica em uma camada mais superficial, é obstruída para que a ação seja realizada no córtex, que fica em uma camada mais profunda. O dano mais grave é causado pela descoloração, então, quem é morena e de repente fica loira, vai enfrentar o dilema da porosidade. A reação do pó descolorante com a água oxigenada realiza a obstrução da cutícula, deixando as suas escamas abertas, para que o pigmento escuro seja retirado do córtex. Desta forma, cada fio dos seus cabelos perde massa capilar.

A porosidade e a perda de massa

Isso significa que a porosidade equivale a perda de massa capilar após a abertura das cutículas das fibras capilares. Quando as escamas ficam abertas, a estrutura dos fios não retém água e nutrientes, responsáveis pela saúde dos seus cabelos, tornando-os danificados, porosos e ressecados. A tendência é que, após a descoloração, os seus cabelos, agora loiros, fiquem mais finos do que antes, pois a perda de massa capilar resulta na quebra dos fios por causa da fraqueza. Basta puxar um único fio para você perceber o desastre: o mesmo se rompe facilmente. Visualmente, as consequências da porosidade também são percebidas.

Os fios após a descoloração, devido à porosidade, além de fracos e quebradiços, ficam ásperos, embaraçados, emborrachados, espigados, indisciplinados, opacos e volumosos. Para tratar os cabelos que estão neste estado, é necessário investir em produtos potentes e para isso você tem que investir dinheiro. Somente produtos de alta qualidade agem nos cabelos porosos sem que as fibras capilares absorvam seus nutrientes em vão. Depois da hidratação e da nutrição, é preciso selar as cutículas com reconstrução para reter água e aminoácidos essenciais. O tratamento é importante, pois há danos mais severos e os seus cabelos ficam vulneráveis às condições climáticas.

Isso significa que os cabelos porosos ficam muito sensíveis e qualquer nova química fará com que os fios se partam em pedaços literalmente. Desta forma, ou você trata bem as suas madeixas ou provavelmente chegará ao ponto de precisar cortá-las. Os cabelos porosos, como não fazem retenção de nada quando estão com as escamas abertas, dificulta a manutenção da cor e o alisamento com chapinha ou secador. Isso significa que, sem tratamento, os seus cabelos com o tempo não ficarão com a cor desejada e nem maleáveis para penteados. Os fios porosos demoram horas para secar e não ficam lisos.

Sem a reposição de proteínas e a selagem das cutículas a porosidade nos cabelos loiros ficam em um estado pior do que quem faz tintura ou escova progressiva, sofrem com o efeito chiclete, ou seja, até mesmo o desembaraçamento com as mãos leva muitos fios embora, de tão fracos que ficam. Se a descoloração é feita em cima de outras químicas, como cabelos tingidos alisados, de forma incorreta, há o risco de acontecer o corte químico no próprio salão, ou seja, o procedimento muito forte pode fazer os seus cabelos quebrarem da altura da onde foram clareados ou das pontas.

Acesse Nossa Loja

Sobre Bella

Bella está aqui para cuidar de seus cabelos e te ajudar a tirar todas as suas dúvidas capilares. Pergunte para Bella e tenha um post dedicado à você. [email protected]

VER + DICAS
Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cabelos Danificados

More in Cabelos Danificados

Soluções para Pontas Ralas

Lucy Viana8 de agosto de 2017

Cabelo Cacheado na UTI

Lucy Viana14 de junho de 2017

Reconstrução Joico: Qual a Melhor?

Bella20 de março de 2017

TOP 6 – OS MELHORES SHAMPOOS DA SCHWARZKOPF

Jess Teles26 de dezembro de 2016

RECONSTRUTOR RÁPIDO PARA SEUS CABELOS

Jess Teles17 de novembro de 2016

TUDO SOBRE O MEDITERRANI EQUAL MASK

Jess Teles9 de novembro de 2016

RESENHA: MEDITERRANI OYSTER MÁSCARA

Jess Teles9 de novembro de 2016

Como usar – K Pak Deep Penetrating

Kemilly Bertini25 de agosto de 2016

Fibre Force Schwarzkopf – Resenha

Van9 de agosto de 2016
Produtos para Cabelos Em Oferta. Progressivas 20% OFF!
CONFIRA

RECEBA OFERTAS

DESCONTOS e BRINDES pra você!
QUERO MUITO