Cabelos Danificados

Escova Progressiva x Selagem Térmica

Escova Progressiva x Selagem Térmica

Sabe a diferença entre Escova Progressiva e Selagem?

 

Entenda as diferenças entre Escova Progressiva x Selagem Térmica

Escova Progressiva x Selagem Térmica

A escova progressiva, que foi uma das invenções mais práticas dos anos 2000 para facilitar a rotina das mulheres, devido ao seu poder de alisamento em todo tipo de cabelo (liso com volume, ondulado, cacheado ou crespo) é um tratamento químico que contém baixas concentrações de formol, substância esta que comprovadamente faz mal para a saúde. Há alguns anos atrás, as concentrações eram altas e realmente causavam danos para a saúde, além de provocar dano, porosidade e ressecamento nas madeixas, deixando os fios escorridos e espigados, mas, hoje em dia, a Anvisa regulamenta a substância para um nível mais seguro.

Escova Progressiva

Com esta nova realidade, muitas marcas deixaram de circular no mercado por não se adequarem às novas leis de produção de escovas progressivas, ao passo que outras passaram a vender o alisamento como selagem térmica. Isso não significa que as escovas progressivas deixaram de existir, mas devido à regulamentação da Anvisa, as marcas tiveram que encontrar outras substâncias capazes de oferecer o mesmo alisamento, para substituir o formol. Só que as técnicas mais recentes, como a escova inteligente, a escova zap e a escova marroquina, não deixaram de ter formol: possuem uma concentração mínima para garantir a potencialização do alisamento.

Comercializado posteriormente por outros nomes, a escova progressiva possui um alisamento duradouro que ultrapassa os seis meses antes que seja necessária uma nova aplicação. Dependendo do caso e da marca, os fios mudam a sua estrutura permanentemente, então os cabelos precisam apenas de retoque nas raízes. Só que a alta concentração de formol pode criar alergia, e bolha ou desenvolver alguma doença cancerígena a médio e longo prazo. O formol também é inimigo de outras químicas, como a descoloração. Mesmo que ambas convivam juntas nas madeixas, os fios ficam danificados, porosos e ressecados, correndo o risco de sofrerem corte químico.

Selagem Térmica

A selagem térmica, por sua vez, utiliza substâncias nocivas que possuem o mesmo poder de alisamento que a escova progressiva, mas não contém o formol, que é prejudicial para a saúde. Tratam-se de substâncias que possuem ações nutritivas e não detonam os fios que já estão danificados, porosos e ressecados por causa de outros procedimentos químicos, como a descoloração e a tintura. Como resultado, a diferença entre os dois tipos de alisamentos é visível. É que a selagem térmica não deixa os fios escorridos com as pontas espigadas, tal como acontece com a escova progressiva, podendo ser feita em fios tingidos ou descoloridos.

Apesar do grau de alisamento ser igual ao da escova progressiva, a selagem térmica não deixa os fios escorridos, então é possível ter diariamente cabelos ondulados, como nas novelas e nos filmes. O alisamento completo é obtido através do calor térmico da chapinha e do secador. Com menos risco de porosidade do que a escova progressiva, o que dificulta a modelagem, a selagem térmica permite o alisamento com calor térmico muito mais rápido, o que compensa a troca. A técnica é realizada até mesmo por quem já possui os cabelos lisos, mas que sofre com o frizz e o volume.

Em alguns salões, a selagem térmica também é conhecida pelos nomes de botox capilar, realinhamento capilar ou reconstrução térmica. O custo do procedimento é bem mais baixo do que a escova progressiva, mas para um melhor aproveitamento, ao invés de seis meses, a técnica deve ser refeita a cada três meses. Se você não descolore ou tinge os fios, logicamente o alisamento vai durar muito mais tempo e você só precisará retocar as raízes. A substância que substitui o formol se chama nanopartícula de serina, um nutriente encontrado em alimentos integrais. Graças a ela, os cabelos não ficam porosos, como acontece com a escova progressiva.

 

Acesse Nossa Loja

Sobre Bella

Bella está aqui para cuidar de seus cabelos e te ajudar a tirar todas as suas dúvidas capilares. Pergunte para Bella e tenha um post dedicado à você. [email protected]

VER + DICAS
View Comments (1)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cabelos Danificados

More in Cabelos Danificados

Cabelo Cacheado na UTI

Lucy Viana14 de junho de 2017

Reconstrução Joico: Qual a Melhor?

Bella20 de março de 2017

TOP 6 – OS MELHORES SHAMPOOS DA SCHWARZKOPF

Jess Teles26 de dezembro de 2016

RECONSTRUTOR RÁPIDO PARA SEUS CABELOS

Jess Teles17 de novembro de 2016

TUDO SOBRE O MEDITERRANI EQUAL MASK

Jess Teles9 de novembro de 2016

RESENHA: MEDITERRANI OYSTER MÁSCARA

Jess Teles9 de novembro de 2016

Como usar – K Pak Deep Penetrating

Kemilly Bertini25 de agosto de 2016

Fibre Force Schwarzkopf – Resenha

Van9 de agosto de 2016

Thermo Reconstrução de Kérastase

Bella3 de dezembro de 2015
Produtos Para Cabelos OnLine

Ganhe 10 OFF

Cupom Codigo - QUEROMUITO10
QUERO MUITO
* Loja Segura
Produtos para Cabelos Em Oferta. Progressivas 20% OFF!
CONFIRA

RECEBA OFERTAS

DESCONTOS e BRINDES pra você!
QUERO MUITO